quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Princípios da alimentação saudável.

Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser dividido por três princípios:Variedade: É importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos da pirâmide alimentar, a qualidade dos alimentos tem que ser observada também.Moderação: Não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa, é importante estar atento à quantidade certa de alimentos;Equilibrio: Quantidade e qualidade são importantes, o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimento, ou seja, comer de tudo um pouco.
Nem sempre sabemos se estamos comendo com variedade, moderação e equilibrio. Para tornar isso mais simples, foi criado a Pirâmide Alimentar, um instrumento educativo que pode ser facilmente usado pela população.A pirâmide mostra o que devemos comer no dia a dia. Não é uma prescrição rígida, mas um guia geral que nos permite escolher uma dieta saudável e conveniente, que garanta todos os nutrientes necessários para nossa saúde e bem estar.
É importante salientar que a posição dos alimentos na pirâmide alimentar não se dá por importância e sim por necessidade e quantidade. Assim, o grupo dos pães, por exemplo, não é mais importante que o grupo dos vegetais e todos os outros.Apenas devem ser consumidos em maior quantidade para suprir as necessidades energéticas do organismo. Cada grupo apresenta um nutriente principal, de modo que as necessidades variam de pessoa para pessoa.
Esta pirâmide alimentar da qual falamos foi desenvolvida para adultos e para uma dieta de 2000 kcal, portanto, vale salientar que cada organismo é diferente do outro, e cada pessoa tem uma necessidade diferente da outra, isso depende muito do dia a dia, de práticas de atividades físicas, tipo de trabalho que a pessoa desenvolve, ou uma vida sedentária. Por isso a importância de uma alimentação saudável e 30 minutos diários no mínimo de atividade física. Para os indivíduos com dietas especiais como diabéticos, hipertensos, cardíacos, renais, hepatopatas, entre outras doenças com dietas controladas, devem sempre seguir a orientação de seu médico e nutricionista.
Leticia Pavani - NutricionistaRestaurante Delicias Caseiras R: Joaquim Antunes 707Pinheiros - São PauloTel: 3031-1054 Fax: 3063-2627

Nenhum comentário:

Postar um comentário