sábado, 3 de outubro de 2009

Buffet de Linguiças Artesanais!

Nosso pequeno recanto não é apenas um restaurante, mas sim um pedacinho da casa da vovó aqui em São Paulo, cidade conhecida pela sua diversidade gastronomica, porém jamais explorado este segmento.

Na próxima semana estaremos todas as noites com um exclusivo Buffet de Linguiças Artesanais, estas trazidas direto de Santa Bárbara d"Oeste, interior de São Paulo.

São Linguiças feitas artesanalmente no Bairro do Santo Antonio do Sapezeiro (vide texto abaixo).

Santo Antonio Sapezeiro
O Santo Antônio do Sapezeiro é um tradicional bairro rural de Santa Bárbara d’Oeste, localizado a alguns quilômetros da rodovia Comendador Américo Emílio Romi, que liga a cidade a Capivari. Situa-se a cerca de 10 quilômetros do núcleo central e seu nome está ligado à grande quantidade de sapé existente no passado na área. É também um local de marcante presença culinária, produzindo lingüiça que vem atraindo ao longo dos anos pessoas de várias cidades da região e, até mesmo, de outros pontos do Estado.
O bairro teve sua formação no início do século XX, quando Francisco Antônio Godoy e família mudaram-se para um sítio existente naquela área. Em 1904, com o falecimento de sua esposa, Ana Murba, Francisco teria atendido a uma promessa feita por ela e construído a capela em louvor a Santo Antônio de Pádua, de quem era devota. Construída de barrote e coberta com sapé, a capela deu origem à denominação do bairro, à qual foi acrescentada a palavra “Sapezeiro” em função de a planta ser bastante comum na região.
Com a construção da capela, iniciou-se um processo de aglutinação da população, anteriormente dispersa em vários sítios, formando a vila. O bairro cresceu e o núcleo central abriga atualmente algumas centenas de pessoas, além de receber dezenas de turistas nos finais de semana para saborear a lingüiça nos restaurantes ali existentes.
Uma das atrações do bairro, além da culinária caipira, onde a lingüiça é o maior destaque, é o local conhecido como “cachoeira”, distante quatro quilômetros da capela. O bairro é também um patrimônio histórico, abrigando diversas construções antigas e preservadas ao longo dos anos. Na capela, anualmente, é realizada a Festa do Padroeiro, que também atrai muitos visitantes para o Santo Antônio do Sapezeiro.
Acesso pela Rodovia Américo Emílio Romi Santa Bárbara - Capivarí


Assim trouxemos para a capital essas delicias caseiras do interior mais rico do Brasil, vale a pena saborear e se deliciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário