terça-feira, 6 de julho de 2010

A Alimentação : uma grande aliada da mulher contemporânea.


A mulher está cada dia cumprindo mais papéis na sociedade, com a correria dos dias atuais, com as exigências do mercado de trabalho, atividades da casa, os filhos e marido, ela além de tudo arruma tempo também para se arrumar e estar sempre bem. Cuidar de tudo isso exige empenho e muita força de vontade.







A alimentação diária pode ser uma grande aliada, pois esta não garante apenas a saúde, como também a beleza, o que pode trazer inúmeros benefícios estéticos, como a melhora da auto-estima. A falta de nutrientes pode contribuir para o envelhecimento precoce, a queda de cabelos, as unhas fracas, a celulite e a flacidez.

Mulheres adultas podem sofrer de diversos problemas, muitas vezes associados ao estilo de vida moderna, como obesidade, hipertensão, gastrite, TPM entre outros. Com nutrientes na quantidade adequada que atuem retardando o envelhecimento das células, estimulem a produção de colágeno, auxiliem no melhor funcionamento orgânico e metabólico. Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que uma ligeira mudança no cardápio pode fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.

Dietas milagrosas não existem, mas uma reeducação alimentar você poderá corrigir várias doenças, prevenir envelhecimento precoce e acima de tudo ficar mais bonita e bem disposta.

TPM (Tensão Pré Menstrual), Envelhecimento e menopausa

O desejo por doces e chocolates aumenta no final da tarde, quando a redução do hormônio Serotonina é mais expressiva. Para evitar isso faça uma alimentação equilibrada e fracionada de três em três horas. O Selênio é um nutriente essencial encontrado na castanha do Pará, frutos do mar, aveia, arroz integral, aves e carnes vermelhas. Pode ajudar na prevenção do câncer de mama, doenças no coração, artrite e o envelhecimento. O Selênio também pode auxiliar na mudança de humor, melhorando a depressão, fadiga, apetite, ansiedade e motivação.

Os alimentos ricos em compostos antioxidantes, que têm o papel de combater a ação dos radicais livres, vitamina E é um potente antioxidante, capaz de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como amêndoas, nozes, castanha do Pará, cereais integrais, gema de ovo, óleos em geral, vegetais folhosos, legumes antioxidantes, a vitamina A (leites e derivados), vitamina C (frutas e vegetais cítricos, como a acerola, laranja, kiwi) e o Licopeno (tomate, melancia, goiaba).

A TPM agrava frequentemente o humor da mulher, determinados alimentos podem ajudar a amenizar este sintoma melancia, nozes e castanhas, Sucos diuréticos como abacaxi com hortelã, melancia com hortelã, ajudam na retenção hídrica.

As mulheres também tem maior tendência a desencadear um quadro de anemia devido a perda de sangue mensal na menstruação. Alimentos ricos em ferro e ácido fólico são importantes pra este momento e encontrados em vegetais verde escuros, para ajudar melhor a absorção de ferro, é ideal que logo após a refeição coma uma laranja, ou faça suco de acerola, laranja ou limão ricos em vitamina C. não fuja da carne vermelha.

A reposição hormonal consegue contrabalançar alguns efeitos da menopausa, mas uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente são os segredos de uma boa saúde. Derivados da soja podem ajudar a normalizar os níveis de estrógeno. Uma boa notícia para as mulheres é que as Isoflavonas contidas na soja exercem uma forte atividade hormonal equilibrando as quantidades do hormônio. Além disso, a soja também atua muito bem na saúde óssea.

Correria na hora do almoço

Nem sempre dá pra comer direitinho no meio da correria do trabalho. Aquela horinha de almoço muitas vezes se transforma em apenas 20 minutos. Quando não der tempo para uma refeição completa, um lanche saudável também pode ser uma boa opção, evite salgadinhos fritos, pois estes são ricos em calorias e pobres em nutrientes. Coma um sanduíche em que tenha uma hortaliça, um queijo, ou pasta de ricota ou uma carne magra grelhada. Uma saladinha completa também é uma excelente opção. O prato do self-service pode muito bem ser substituído por uma generosa porção de salada e uma carne magra. E não se esqueça: evite permanecer em jejum por mais de 4 horas!

Para levar na bolsa

Se no seu trabalho há a opção de armazenar produtos em locais refrigerados, carregue sempre com você uma fruta fresca, caso contrário frutas secas e barras de cereal.

Letícia P. Benith - Nutricionista e Proprietária
Restaurante Delícias Caseiras.

Publicado Revista Zona Oeste OnLine  -  http://www.zo.inf.br/bem_estar.htm